A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica usada em psicoterapia com foco na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais e negativos que podem estar causando sofrimento emocionais e comportamentais. A abordagem baseia-se então na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e influenciam uns aos outros.
A TCC é utilizada por diversos psicólogos, pois possui bastante embasamento científico sustentado por estudos e pesquisas. Em psicoterapia, é orientada para objetivos definidos entre paciente e psicólogo, com foco no presente, e é frequentemente usada para tratar uma variedade de transtornos, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtornos obsessivos-compulsivos, transtornos de estresse pós-traumático e vícios.
Leia Também =>> O que um psicólogo faz?
A avaliação minuciosa é o primeiro passo para o tratamento, trazendo luz à situação atual do paciente, sua história de vida e seu estado emocional. Após esta avaliação, o psicólogo faz uma psicoeducação com o paciente, que é uma forma educativa e colaborativa de explicar ao indivíduo como serão os próximos passos na psicoterapia, incluindo os objetivos terapêuticos a serem alcançados pelo paciente.
No decorrer das sessões de psicoterapia, o psicólogo ajuda o paciente através de técnicas e intervenções que visam identificar possíveis padrões comportamentais, emocionais e pensamentos disfuncionais que podem estar interferindo em seu sofrimento psicológico. As técnicas utilizadas podem ser a prática de relaxamento, a terapia de exposição, o aprendizado de habilidades de comunicação e resolução de problemas, entre outras.
A TCC é uma terapia que objetiva ser mais breve, embora a duração do tratamento possa variar dependendo da gravidade do problema e das necessidades do paciente. Algumas dessas necessidades podem abranger a capacidade de lidar com situações estressantes, melhorar a qualidade de vida, o aumento da autoestima e a melhoraria do relacionamento interpessoal.
Por ser uma abordagem consolidada com evidências científicas, a TCC, demonstra uma grande quantidade de pesquisas que apoiam sua eficácia, é uma das abordagens terapêuticas mais bem estudadas em termos de evidências científicas. Ela foi amplamente estudada em ensaios clínicos randomizados, que são considerados o padrão ouro em pesquisa científica.
Esses estudos demonstraram consistentemente a eficácia do TCC no tratamento de uma ampla variedade de transtornos mentais como ansiedade, depressão, TOC, entre outros. Por isso, é importante procurar um profissional de saúde mental qualificado para avaliar, verificar sua identificação com a linha terapêutica, bem como sua identificação com o profissional e se vai atender suas necessidades.
Como a Terapia Cognitivo Comportamental pode me ajudar?
A TCC pode ajudá-lo de diversas maneiras, entre elas:
- Melhorando sua autoconsciência: o foco da abordagem é ser colaborativa, uma vez que o paciente também tem um papel importante na psicoterapia. A TCC contribui para desenvolvimento de uma auto-observação, entendendo seus pensamentos, reconhecendo suas emoções e padrões comportamentais em relação a si, aos outros e ao mundo. O tratamento visa sempre traçar estratégias para lidar com esses padrões de maneira mais saudável.
- No aprimoramento de habilidades de resolução de problemas: a TCC ensina maneiras práticas para o paciente desenvolver habilidades de solucionar problemas, ajudando-o a enfrentar desafios e superar obstáculos e alcançar objetivos pessoais.
- Reduzindo sintomas de transtornos mentais: por ser uma das abordagens terapêuticas com mais evidência cientifica, a TCC é muito eficaz no tratamento e na melhora dos sintomas de diversos transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.
- Desenvolvimento de relacionamentos interpessoais: outra eficácia plausível da TCC é o desenvolvimento do paciente na qualidade de seus relacionamentos interpessoais, ajudando-o na construção de habilidades sociais, como uma comunicação mais assertiva e ainda, no auxílio de identificação de pensamentos, emoções e comportamentos que possam estar comprometendo a forma de se relacionar.
- Ampliação da resiliência: por ser uma abordagem que enfatiza a necessidade de desenvolver habilidades para lidar com situações estressoras e desafiantes, a TCC também ajuda na capacidade do paciente aumentar sua resiliência e a maneira como lida com situações difíceis.
No geral, a TCC é uma abordagem terapêutica muito útil para ajudá-lo a superar problemas emocionais e comportamentais e alcançar uma vida mais saudável e equilibrada, por ser altamente eficaz e bem fundamentada cientificamente. Se você está procurando ajuda para lidar com algum problema específico, o TCC pode ser uma ótima opção para você.
Caso necessite de ajuda, o contato para informações e agendamento de sessões de psicoterapia estão no topo do site.