Talvez você já tenha escutado aquela velha máxima de “psicólogo é um profissional para gente doida” ou mesmo “só posso ir se eu estiver com um problema mental muito sério”, ledo engano (caro(a) leitor(a)) e talvez uma visão ultrapassada e desinformada, haja vista que nos últimos anos a profissão teve uma enorme expansão com sua validade e está em uma das mais promissoras.
Bom, mas afinal o que um psicólogo faz?
Um psicólogo é um profissional que analisa o comportamento humano e processos mentais, com o foco em compreender e possibilitar o auxílio a pessoas com dificuldades em lidar com questões emocionais, comportamentais e psicológicas. Este profissional pode trabalhar diversas áreas, como empresas, hospitais, escolas, e clínicas com enfoque de psicoterapia individual, casais ou grupos.
O psicólogo é um profissional que pode realizar diagnóstico de transtornos mentais como: ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, transtornos humor, entre outros, contando em alguns casos, com um trabalho em conjunto de um médico psiquiatra ou com outros profissionais da saúde. Por ser um profissional capacitado, o psicólogo, age e responde a um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura, assegurando o respeito e o sigilo em seu trabalho.
Dentre estas áreas citadas em que um psicólogo pode trabalhar, a área clínica é uma das mais buscadas, pois um psicólogo clínico é um profissional treinado para ajudar pessoas em sofrimento psicológico ou questões emocionais. Seu trabalho envolve diversas de atividades, incluindo avaliação, diagnóstico e tratamento (de distorções que o(a) paciente possa ter de si, do outro, ou das situações de vida, relacionamentos afetivos, autoimagem ou profissionais).
A psicoterapia pode ser realizada individualmente, grupo ou em casal, podendo ser de curta ou longa duração, dependendo das necessidades e objetivos do paciente. O trabalho realizado pelo psicólogo geralmente é pautado por concepções teóricas e práticas que buscam compreender a natureza e o funcionamento psicológico e comportamental dos indivíduos, alguns exemplos de abordagens terapêuticas são: cognitivo-comportamental, a psicanálise, a terapia comportamental, Gestalt-terapia entre outras, embora algumas possuam mais evidências científicas que outras.
O trabalho do psicólogo clínico pode não ser meramente com psicoterapia, mas alguns destes profissionais podem também realizar avaliação psicológica que é um trabalho avaliativo, de menor duração e com objetivo de realizar entrevistas, observar o comportamento do avaliado e ministrar testes psicológicos a fim de avaliar perfis comportamentais, a natureza (do indivíduo) e a gravidade do problema. Com base nessa avaliação, o psicólogo clínico pode fazer um diagnóstico, propor estratégias e direcionamento para um melhor tratamento (ou indicar melhores posições de trabalho de acordo com
cada perfil).
Em resumo, o psicólogo clínico visa ajudar as pessoas com transtornos e dificuldades emocionais e comportamentais, através do autoconhecimento, técnicas e desenvolvimento com o auxílio da psicoterapia. Buscar ajudar não precisa ser um motivo de vergonha, pois a psicoterapia já beneficiou diversas pessoas e a procura pelo serviço tem aumentado cada vez mais. Investir em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e saúde mental assegura mais qualidade de vida e bem-estar.
Caso você tenha se interessado pelo trabalho de um psicólogo e queira saber mais, acesse as informações de contato neste site.