Como a autoestima pode melhorar minha saúde mental?

Autoestima

Sumário

O termo “Saúde mental” é muito confundido e relacionado por algumas pessoas com “Doença Mental”, mas ao contrário do que se pensa o termo Saúde Mental é um estado de bem-estar psicológico e emocional que permite a uma pessoa lidar com as situações desafiadoras do cotidiano de maneira assertiva; incluindo o manejo ao estresse, habilidades sociais para melhorar os relacionamentos, hábitos saudáveis e estar bem consigo mesmo.

No que diz respeito à capacidade de uma pessoa lidar com emoções, pensamentos e comportamentos, a saúde mental impacta e permeia a forma como a pessoa enxerga cada um desses aspectos da sua vida., principalmente se a maneira como a pessoa se estima, pensa e percebe a si mesmo seja negativa ou distorcida. O termo “Autoestima” é então a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. É a maneira como uma pessoa se vê e se valoriza.

Saúde mental e autoestima estão intimamente ligados, pois quando um indivíduo tem uma autoestima saudável, provavelmente se sentirá mais confiante em relação a si e impactando diretamente na sua capacidade de lidar com desafios na vida e manter qualidade em suas relações sociais. Em contrapartida, uma pessoa que tem autoestima baixa, pode se sentir insegura diante de dificuldades cotidianas, o que pode ser um fator desencadeante para ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

A autoestima tem o potencial de influenciar a maneira com que o indivíduo enxerga a si, as pessoas e ao mundo. Embora seja fundamental cultivar uma autoestima saudável, não excessivamente alta ou baixa, mas ponderada e realista para que se reconheça o potencial e habilidades da própria pessoa, influenciando em seus relacionamentos, sucessos na vida (carreira) e em uma (sensação de valia de vida) vida satisfatória.

Entre algumas melhorias que uma autoestima saudável a uma pessoa, listo:

● Autoaceitação, que é quando a pessoa aceita a si, mesmo com suas qualidades e
defeitos, sabendo sentir-se confortável consigo mesmo.
● Resiliência, saber ser mais habilidoso e assertivo ao lidar com as adversidades na vida.
E uma confiança mais sustentável, sendo suporte para tomada de decisões e ações
sem tanta insegurança, como por exemplo.
● Relacionamentos saudáveis, ajudando a pessoa a ser mais independente e ter mais
autonomia, sabendo estabelecer limites e equilíbrio ao lidar com outras pessoas.
● Crescimento pessoal, pois o autoconhecimento permite que a pessoa esteja alinhada
com seus objetivos, escolhas e sentidos em sua vida.

Em suma, uma autoestima equilibrada e saudável nada mais é que saber lidar com suas dificuldades, incertezas, medos, mesmo sabendo que eles vão existir, mas ainda assim, tendo ferramentas e habilidades para enfrentá-los. A autoestima impacta, portanto, a saúde mental como um todo, sendo capaz de influenciar e sustentá-la.

Caso você reconheça padrões de insegurança, baixa autoestima e dificuldades em ser
mais confiante, a psicoterapia pode te ajudar a lidar com estas questões de uma forma mais
equilibrada. Busque ajuda se necessário!

Ainda em dúvidas sobre como a autoestima pode melhorar minha saúde mental? Deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
Fale comigo!
Oi, Fale comigo!