Será que estou com depressão ou tristeza?

depressao ou ansiedade

Sumário

Frequentemente acontece de haver confusão na hora de saber identificar se a pessoa
está com depressão ou uma tristeza persistente, mas de início é bom ressaltar que a tristeza é
uma emoção natural que todas as pessoas sentem e experimentam em alguns momentos, ela
faz parte de um aglomerado de emoções que um indivíduo pode vivenciar ao longo da vida,
sendo que cada pessoa sente emoções de maneira pessoal e particular. Entre algumas
emoções básicas estão a tristeza, alegria, nojo, raiva e o medo.

A tristeza é uma resposta normal a acontecimentos dolorosos, como a perda de um
ente querido, um término de relacionamento ou um insucesso, por exemplo. Embora
culturalmente algumas sociedades pregam a necessidade de uma “felicidade constante”, é
natural sentir tristeza em algumas situações. Por ser uma emoção saudável, ela é temporária
e, com o tempo, diminui.

Já a depressão é uma condição que afeta a saúde mental e pode afetar a qualidade de
vida. A depressão é uma doença psicológica complexa e pode ter várias causas, incluindo
fatores biológicos, psicológicos e sociais. Alguns sintomas comuns de depressão incluem
tristeza persistente, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações
no sono, no apetite, fadiga, falta de energia e dificuldade de concentração.

A depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no
mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três
diferentes graus: leves, moderados e graves. Além disso, existem subtipos de depressão de
acordo com o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual
Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e um ponto fundamental a saber é que ela
também pode atingir crianças e adolescentes.

É indispensável diferenciar tristeza de depressão, e uma avaliação profissional pode
ser fundamental neste momento, vale ressaltar que é inviável se autodiagnosticar e nunca se
automedicar. Enquanto a tristeza é uma emoção normal e passageira, a depressão é uma
condição de saúde mental que pode exigir tratamento adequado, como psicoterapia e
medicação.

Algumas pessoas sentem vergonha ou incapacitadas por vivenciar episódios
recorrentes de tristeza, até sem eventos desagradáveis ou uma causa específica, por não
conseguirem sentir animo, perder o prazer por atividades cotidianas, o que pode agravar ainda
mais os sintomas. Quanto antes buscar ajuda profissional, mais promissora será a eficácia do
tratamento.

Uma rede de apoio como amigos, familiares e pessoas próximas é um ponto forte
neste momento, pois a depressão é uma doença como qualquer outra, embora só diferencie
por não ser visível aos olhos, apenas sentida pelo indivíduo que pode se beneficiar da ajuda de
uma rede de apoio.

Se você estiver lutando com sintomas de depressão ou tristeza prolongada… Busque
ajuda profissional, está tudo bem em precisar e pedir ajuda!

Ainda em dúvidas sobre se você está com tristeza ou depressão? Deixe sua pergunta nos comentários!